Pesquisa sobre o EJA


Educação de Jovens e Adultos x Desistência


Professor Milton Gomes

Esse trabalho tem o objetivo de conhecer o alto índice de desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Municipal Luiz Gonzaga na cidade de Palmas no Estado do TO, e pesquisar a trajetória escolar dos educando que é motivo de preocupação para a comunidade escolar, tendo em vista, que é notório, durante o semestre letivo as turmas terminarem o semestre letivo com menos da metade dos discentes que começaram. No entanto, esse alto índice de desistência tem causado transtorno para equipe gestora e professores, devido a dificuldade do planejamento com a EJA.

            “Construir uma EJA que produza seus processos pedagógicos, considerando quem são esses sujeitos, implica pensar sobre as possibilidades de transformar a escola que os atende em uma instituição aberta, que valorize seus interesses, conhecimentos e expectativas; que favoreça a sua participação; que respeite seus direitos em práticas e não somente em enunciados de programas e conteúdos; que se proponha a motivar, mobilizar e desenvolver conhecimentos que partam da vida desses sujeitos; que demonstre interesse por eles como cidadãos e não somente como objetos de aprendizagem. A escola, sem dúvida, terá mais sucesso como instituição flexível, com novos modelos de avaliação e sistemas de convivência, que considerem a diversidade da condição do aluno de EJA, atendendo às dimensões do desenvolvimento, acompanhando e facilitando um projeto de vida, desenvolvendo o sentido de pertencimento.” (ANDRADE, 2006).

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; EJA;  Expectativas de vida; Processo de Aprendizagem; Desistência escolar.

2. INTRODUÇÃO
 A Escola Municipal Luiz Gonzaga foi criada no dia 13 de Fevereiro de 1997, tendo como primeira diretora a irmã Úrsula Munaro, está localizada na região Norte de Palmas (503 N, APM 06), a 503 N, é uma quadra popular de Palmas, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, tem capacidade para 1.202 alunos nos três turnos, hoje estão matriculados 850 alunos, sendo destes 343 EJA.
Visão de Futuro da Escola - Realizaremos nosso trabalho de maneira eficaz, segura e responsável, respeitando e valorizando nossos alunos, pais, colaboradores e comunidade. (Jornal O Gonzagão 2ª edição)
Missão da Escola - Nossa missão é contribuir para a melhoria das condições educacionais da população, assegurada a universalidade e equidade na prestação de serviços, visando a busca constante na experiência nos serviços prestados. (Jornal O Gonzagão 2ª edição)

                                       A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Seção I, Art. 205.
                                       A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Seção V Art. 37.
    
            A coleta e sistematização dos dados coletados nesta pesquisa, possibilitarão à escola Municipal Luiz Gonzaga ter um panorama geral dos cursos oferecidos na EJA, diagnosticando o número total de estudantes desistentes, bem como os problemas que afetam os alunos e a comunidade em que atuamos e quais as reais necessidades de assessoramento técnico e ou pedagógico para atuarmos nesses índices de desistência.

            A Educação de Jovens e Adultos (EJA) cresceu bastante na última década, tanto no campo da alfabetização, da escolarização de adultos que não concluíram o ensino fundamental e ou o ensino médio, como também na formação profissional voltada à qualificação e requalificação para o trabalho.

            Apesar de todos esses fatores, nos deparamos cotidianamente com problemas educacionais, dentre eles a desistência escolar que se tornou um desafio a ser considerado na escola em que atuo. Quero aqui justificar minha proposição de trabalhar com desistência, abandono da escola pelo aluno durante o ano letivo.

A questão educacional não pode proceder de forma abstrata, imprecisa, genérica, desvinculada do contexto histórico-social e existencial do educando. Ao pensarmos educação, devemos antes de qualquer coisa compreendê-la a partir da concepção de homem que devemos formar. O conteúdo dessa educação deve emergir das condições materiais e existenciais das massas populares, e possuía uma visão positiva a respeito das massas populares, concebendo-as como construtoras do processo de desenvolvimento nacional. Existem lacunas ainda na educação pelo fato de que tradicionalmente os programas voltados à educação de adultos muitas vezes os tem tratado como crianças, utilizando materiais didáticos, metodologias e práticas que não condizem com as especificidades desta faixa etária. Nesse sentido, o ato de educar para o desenvolvimento não se reduz à transmissão de conteúdos particulares de conhecimento, nem tampouco o ensino de determinadas matérias; é muito mais do que isto, pois se trata de preparar o educando para um novo modo de pensar e de sentir a existência em face das condições sociais com que se defronta; é dar-lhe a consciência de sua constante relação com comunidade, país e mundo, e que todo o seu saber deve contribuir para o empenho coletivo de transformação da realidade. (PINTO, 2007).

            Nesse sentido essa pesquisa busca entender os motivos que levam os educandos da EJA, a desistirem frequentemente da educação, pois não cabe a nósjulgar, mas, procurar entender, para juntos traçarmos caminhos que nos norteiem a solucionar  o problema da desistência da escola supracitada.

            Entre os prováveis motivos desta ocorrência encontram-se, fatores sócio/ econômicos bem como fatores ideológicos presentes no contexto escolar e social, autoestima dos alunos, políticas educacionais inadequadas à real necessidade educacional do nosso país direcionadas à educação de jovens e adultos, carências na formação pedagógico por parte do corpo docente. Estes fatores supracitados influenciam  literalmente  na desistência escolar.

            Foram ofertadas em 2009/01 e 2009/02, 561 vagas distribuídas em 14 turmas (noturno) em 02 semestres, mediante ingresso dos candidatos na EJA por meio matricula na secretaria da escola. No ano de 2007/02, ingressaram no EJA 226 alunos no segundo semestre em 06 turmas de 2º segmento. E no ano de 2008/01, ingressaram no EJA 290 alunos no primeiro semestre em 05 turmas de 2º segmento. Observou-se, no entanto, que grande parte desses alunos desistiram do curso nesse mesmo período.
Foram coletados dados, por meio de uma pesquisa de campo feita na escola, no ano de 2009, onde pôde-se constatar dados que apresentaram números de desistências  de alunos  matriculados na EJA, que não conseguiram êxito no curso.

            Esta pesquisa poderá iniciar uma política institucional, visando promover medidas de permanência e êxito dos discentes na EJA da Escola Municipal Luiz Gonzaga. No entanto a apresentação da pesquisa a comunidade escolar, será relatar as causas  que levam os educando a desistirem da vida escolar, bem como conhecer os motivos desta desistência, a realidade social, econômica. Com isso, entendo, que, decorrentes inquietações no sentido de conhecer os motivos que levaram os educandos a desistirem do curso que iniciaram,  necessitem de serem criados mecanismos de investigação, para entender essa realidade e agir  efetivamente dentro dela. Possibilitando assim, mecanismos norteadores para ações pedagógicas, adequadas aos jovens e adultos da EJA.

            O objetivo geral deste trabalho,  é verificar as causas da desistência escolar entre os alunos da EJA. Oportunamente, os objetivos específicos são: identificar os alunos desistentes; averiguar o perfil sócio econômico dos alunos da EJA; investigar os motivos da desistência de estudantes da EJA.
Conforme levantamento de dados realizado na Secretaria da Escola, dos alunos da EJA que desistiram de concluir o curso do 2º segmento em 2007/02 e 2008/01. Foi desenvolvida esta pesquisa com 87 alunos que estão matriculados e frequentado a EJA no 2º semestre de 2009, utilizando-se a aplicação de um questionário específico para a categoria, conforme gráficos em anexos.

            Nos questionários procurou-se investigar os motivos que levaram os alunos a desistirem da EJA, o perfil dos pesquisados, as dificuldades pedagógicas, qualidade do ensino oferecido, avaliação da escola, relacionamento interpessoal entre professor e aluno  e as questões sociais dos alunos desistentes.

            Percebe-se, portanto, que a desistência escolar caracteriza-se como um problema social, que deve ser combatida desde a inserção do educando na vida escolar.  A educação de Jovens e Adultos, apresenta-se como uma questão ampla e complexa, que não será resolvida somente em nível de decisões governamentais, mas, exige o engajamento de todas as pessoas envolvidas que acreditam no potencial humanizador e transformador da educação, oportunizando a inserção critica e participativa de seus usuários.

3. DESISTÊNCIA ESCOLAR
 A desistência escolar pode trazer varias consequências para uma sociedade, desde má aplicação de seus recursos, baixa qualidade de mão de obra, dificuldades de inserção no mercado de trabalho, desestruturamento no núcleo familiar, etc.    


São várias e as mais diversas as causas da evasão escolar ou infreqüência do aluno. No entanto, levando-se em consideração os fatores determinantes da ocorrência do fenômeno, pode-se classificá-las, agrupando-as, da seguinte maneira:
· Escol: não atrativa, autoritária, professores despreparados, insuficiente, ausência de motivação, etc.
· Aluno: desinteressado, indisciplinado, com problema de saúde, gravidez, etc.
· Social: trabalho com incompatibilidade de horário para os estudos, agressão entre os alunos, violência em relação a gangues, etc.
Estas causas, como já afirmado, são concorrentes e não exclusivas, ou seja, a evasão escolar se verifica em razão da somatória de vários fatores e não necessariamente de um especificamente. Detectar o problema e enfrentá-lo é a melhor maneira para proporcionar o retorno efetivo do aluno à escola (PEREIRA, 2003).


            A pesquisa realizada na Escola Luiz Gonzaga, mostra que a quantidade de alunos que desistem da escola e retornam a ela é muito grande, e os motivos são os mais variados desde desinteresse, problemas financeiros entre outros, essa pesquisa foi realizada na Secretaria da Escola através de consulta a documentos arquivados (diários escolar), na tabela abaixo mostra a situação de desistentes entre os alunos matriculados em 2007/02 e 2008/01. os dados encontrados constam no anexo 1

TABELA 1

TURMA/SEMESTRE/ANO/SÉRIE
MATRICULADOS
DESISTENTES
250 2º S. 2007 – 5ª 
44
25
 260 2º S. 2007 – 6ª 
54
26
270 2º S. 2007 – 7ª 
26
07
271 2º S. 2007 – 7ª 
29
10
280 2º S. 2007 – 8ª 
29
11
281 2º S. 2007 – 8ª 
44
08
2º Semestre de 2007, Total Mat.
226
87
150 1º S. 2008 – 5ª
63
22
160 1º S. 2008 – 6ª
60
19
170 1º S. 2008 – 7ª
48
08
171 1º S. 2008 – 7ª
58
17
180 1º S. 2008 – 8ª
61
12
1º Semestre de 2008, Total Mat.
290
78
  
            Desses dados chegaram-se as seguintes porcentagens: no 2º semestre de 2007, 38% dos alunos matriculados desistiram antes do termino do semestre letivo e no 1º semestre de 2008, 27%, desistiram antes do termino do semestre letivo, o que segundo dados do IBGE, fica abaixo da média nacional que é de 42%.   

            A pesquisa realizada com alunos matriculados no segundo semestre de 2009 e que estão freqüentado aponta as principais causas dessas desistências. Essa pesquisa foi realizada em sala de aula com alunos do segundo segmento do ensino fundamental turmas de 5ª. 6ª, 7ª e 8ª serie. 

 4. RESULTADOS, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
            Neste item serão analisados e discutidos os resultados obtidos através de pesquisa aplicada entre alunos matriculados EJA no segundo semestre de 2009, o questionário foi aplicado entre os dias 04 e 09 de novembro de 2009.


5. APRESENTAÇÃO DOS DADOS PESQUISADOS
            Na sequência, será apresentados os dados coletados na pesquisa realizada com os alunos frequêntes da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no segundo semestre do ano de 2009, com objetivo de identificar o perfil dos educandos da escola na EJA e quais as causas da desistência na mesma.

            Na tabela 2, demonstrarar quantas vezes o aluno iniciou a EJA e o nº. de desistência. Nesta coleta de dados foram entrevistados 87 alunos que responderam essa questão, ficando assim a amostragem.

TABELA 2

Alternativas
Nº.  de alunos
Nunca Desistiu
52
Desistiu 1 vez
14
Desistiu 2 vezes
15
Desistiu 3 vezes
4
Desistiu 4 vezes
1
Desistiu + de 4 vezes
1

            Os dados nos mostram que sessenta por cento dos alunos matriculados nunca desistiram de estudar enquanto que quarenta por cento dos mesmos já desistiram e retornaram de novo à sala de aula. Estes dados poderão ser visualizados no anexo 2 deste trabalho no Gráfico 14.

            Na tabela 3, demonstrara quais os motivos que levaram o aluno a desistir da EJA. A amostragem.

 TABELA 3

Alternativas
Nº. de alunos
Dificuldade com leitura
1
Desinteresse
5
Problemas Financeiros
2
Problemas na Escola
0
Média Baixa
10
Problemas Particulares
17
Não se manifestou
52

            Podemos verificar que nessa amostragem os alunos manifestaram que o que mais fizeram eles desistirem da EJA, foram problemas particulares, média baixa e desinteresse. Na questão de desinteresse vemos que os alunos não veem o por que de estarem estudando com faltas de perspectivas futuras. Gráfico 15 do anexo 2.

            Na tabela 3, demonstrarar os resultados obtidos sobre o quesito de qual é a perspectiva de futuro do aluno em relação ao ensino.

TABELA 4

Alternativas
Nº. de alunos
Melhorar Renda Financeira
20
Não penso no futuro
1
Aprender ler e escrever
2
Arrumar um bom emprego
63
Não se manifestou
1

            A maioria dos alunos responderam que seu objetivo principal no estudo é ter um melhor emprego e consequentemente uma boa renda financeira. Gráfico 16, anexo 2.

            A seguir será apresentado na tabela 4, a opinião dos discentes em relação à qualidade de ensino ofertado na EJA pela própria escola e no Sistema de ensino em geral. Convém salientar que o ingresso do aluno em um curso gratuito da EJA, vai ao encontro de uma população socialmente e economicamente desfavorecida.

TABELA 5

Alternativas
Nº. de alunos
Ruim
4
Regular
24
Boa
28
Ótima
31
Não se manifestou
0

            Verifica-se que na maioria das vezes a escola ou o ensino ofertado em si teve uma boa conceituação, se classificando entre ótima e boa. Amostragem feita no Gráfico 17 anexo 2.

            A Tabela 5, inserida a seguir, apresenta a informação de como os alunos avaliaram a  Escola  Municipal Luiz Gonzaga e como eles a veem, desde a parte física e a interação escola/aluno.

TABELA  6
Alternativas
Nº. de alunos
Ruim
4
Regular
33
Boa
26
Ótima
20
Não se manifestou
1

            Com essa afirmativa observamos que a escola não foi bem conceituada na visão dos discentes, pois a classificação foi bem alta ficando quase que empatado entre os que a acharam a escola boa e ótima e os que  acharam a escola ruim e regular. Gráfico 18, anexo 2.

            Nesta tabela 7, podemos ver que na avaliação dos discentes sobre o relacionamento professor/aluno,  os mesmos viram os professores acolhedores e amigáveis.

TABELA 7

Alternativas
Nº. de alunos
Respeitosa e amigável
74
Indiferente e profissional
12
Não se manifestou
1

            Apenas uma minoria viram o professor como um profissional indiferente e profissional, às vezes até um pouco distante do discente.  Veja gráfico 19, anexo 2.

            Ao ingressar em uma instituição de ensino pública, o aluno é motivado, dentre outras razões, pela expectativa de melhores condições de vida e de realização profissional. Porém, a aprovação e a matrícula em uma instituição de ensino não garantem que a motivação permaneça e que o aluno continue no curso. Segundo Tigrinho (2008), a falta de informações sobre a profissão e o curso em que os alunos ingressam levam muitos à evasão.

            Se por um lado, o termo “desistência escolar” remete a um sujeito que desistiu de estudar, contraditoriamente não explica os motivos desta desistência. Além disso, pode-se afirmar que essa desistência  da escola não significa dizer que ele desistiu de aprender ou de estudar, pois há casos em que o aluno volta a estudar em outra instituição, em outro tempo.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
             A desistência escolar causa prejuízos significativos sob aspectos econômico, social e humano em qualquer nível de educação. Diante deste contexto serão abordados a seguir os pontos mais significativas desta pesquisa para que possam contribuir com a permanência dos alunos na EJA. As considerações finais estão relacionadas, sobretudo, aos alunos matriculados no curso de EJA do ensino fundamental segundo segmento da Escola Municipal Luiz Gonzaga, matriculados no ano de 2009/02.

            A pesquisa ora desenvolvida, demonstra que a maioria dos alunos da EJA desistem por motivos alheios à escola. Essa característica comum em alunos da EJA fragiliza sua permanência devido a dificuldades para acompanhar o curso.

            Com relação às ações das instituições escolares, convém à Escola Municipal Luiz Gonzaga, buscar meios para minimizar a desistência escolar, proporcionando aos educandos condições, para que, ele usufrua dessa escola, incentivando o desenvolvimento de uma política institucional voltada a atender essa clientela, com projetos pedagógicos adequados a ela.

            Nesta pesquisa, pode-se concluir que muitos alunos desistentes declararam ter dificuldade de estudo, por problemas que influenciam no seu dia a dia até mesmo a falta de perspectivas futuras. Talvez seja necessário mais esforço individual, persistência, motivação e o momento certo para este aluno concluir a EJA.

            Ressaltamos que os dados apresentados nesta pesquisa devem ser considerados a luz de caráter inicial, em compreender o que acontece com os alunos dessa Escola, ao desistir da EJA. Porém não se trata de uma analise conclusiva sobre o assunto, com todas as respostas para as questões relacionadas ao tema. No entanto as considerações objetivam  trazer contribuições no sentido de sugerir a Escola Municipal Luiz Gonzaga um estudo aprofundado sobre o tema abordado. Em última instância, este trabalho sinaliza  para uma aposta na busca do eterno novo, do construir com um olhar diferenciado e carinhoso com aqueles que ao longo do tempo deixaram de sonhar.

 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Eliane Ribeiro. Os sujeitos educandos na EJA. Disponível em:  http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/eja/index.htm. Acesso em: 23 nov. 2009.

 Jornal O Gonzagão 2ª edição, 2ª Edição ano 2.

 LDBEN. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

 PEREIRA, Luiz Felipe Scherwenski (2003). Violência e evasão escolar.


  REFERÊNCIAS CONSULTADAS
 Pedagogia da autonomia. 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.



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